terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O " Pastel de Palmito "...

Celeste (Macho) - 33 dias
MF22-109-10 (2011)

Desenvolvendo as "ferramentas" - É muito importante que busquemos utilizar ao máximo as características que as aves dos nossos plantéis possam oferecer, mesmo quando elas se apresentem de maneira fragmentada , em famílias ou aves diferentes. A partir do processo de seleção por amostragem dos filhotes e o posterior agrupamento dos mesmos em acasalamentos estratégicos (visando completar a "peça que falta" no quebra-cabeças do budgerigar ideal) é possível sedimentarmos as características que queremos agregar às nossas aves, através da repetição desse processo, geração após geração. No caso do filhote da postagem, o objetivo era desenvolver aves que possuíssem uma conexão "ombro-cabeça" mais acentuada, e que promovessem um aspecto visual de mais "robustez" às aves. É comum , no transcorrer desse processo que, ao mesmo tempo que você consiga agregar uma nova característica, possa também ter uma atenuação de outras características que você já tenha em seu plantel (no caso do exemplo, embora o filhote se mostre "compacto", apresentou uma atenuação considerável no comprimento e direcionamento das penas da cabeça). Contudo, a partir dos primeiros resultados obtidos e da maneira como pensamos as futuras recombinações de famílias e os acasalamentos nas gerações subsequentes é possível inserirmos a nova característica desejada no plantel sem, contudo, perdermos as já anteriormente fixadas, de modo à "fundí-las" nas nossas aves, promovendo assim um "passo adiante" no árduo caminho da construção do "Budgerigar Ideal" ; daí a grande importância do constante aprimoramento da capacidade de observação por parte do criador.
Em relação ao nome "Pastel de Palmito" é apenas uma forma descontraída com a qual costumo "descrever" as aves que apresentem corpo e cabeça fundidos e compactos ! kkkk...

3 comentários:

  1. Olá Fúlvio!
    A conexão ombro/cabeça deste filhote é muito boa, mas o que mais me chamou a atenção ao olhar na foto foi a máscara e a quantidade de penas ao lado do bico, além de possuir boas penas também.
    Parabéns pelo filhote!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ola Fulvio! Adorei esse filhote, realmente ao meu ver, uma potencia. Se "pastel de palmito" é assim, por favor me passe a receita, KKKKK, Abraço CHA.

    ResponderExcluir
  3. Bicho largo hein Fulvio?
    Parabéns!
    Cláuberth

    ResponderExcluir