quarta-feira, 8 de junho de 2011

BudgerigART - 13 Gerações

Plantel 2011_________________Plantel 1999

8 comentários:

  1. Monstruosa evolução Fulvio! Parabens pelo trabalho. CHA

    ResponderExcluir
  2. Fala Fulvio,

    O cinza e descendente do ada, é isso? Poxa, que evolução cara... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom, como diria o Charopinho: " Rapáaaaaaaaaaaaaaaaaaaazzzzzz"
    Parabéns Fúlvio!
    abçs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Reynaldo !
    O Cinza tem,tanto por parte de pai quanto por parte de mãe, uma ADA Opalno Celeste Violeta, FLPR-094-99 , que é irmã de ninhada dessa ADA Cobalto, e acredito que até um pouquinho inferior à ele ! kkkk....
    Claro que em 1999 eu ainda não havia feito a inserção do patrimônio genético Lütolf no meu plantel,fato que só ocorreu em 2007 , mas as aves, em cujas famílias eu inseri o novo patrimônio, certamente descendiam do plantel de 1998/1999, todas elas, sem exceção !
    Quis fazer essa postagem quando encontrei, há alguns dias, essa foto porque sempre vejo muitos criadores "choramingando" (kkkk..)que "não têem aves TOPs e por isso não conseguem evoluir o plantel, mas se as tivessem... ah... aí sim conseguiriam " .
    Certamente se ganha um bom tempo nno aprimoramento genético do plantel quando se introduz um patrimônio genético já mais elaborado e sedimentado, mas podem ter a certeza de que o trabalho de "lapidação', "na talhadeira", com as aves que você tiver em mãos, é extremamente importante e compensador também !
    Uma outra questão é sobre a importância do que chamamos "Patrimônio Genético", que muitas vezes não está associado ao fenótipo da ave, mas é algo que se sedimenta no dia-à-dia do criador, na observação cada vez mais apurada e minuciosa das "boas" características de cada ave em seu plantel e da "eterna busca" em selecioná-las e marcá-las na hereditariedade de suas aves .
    Acho esse processo fascinante e, é claro, também não poderia deixar aqui de comentar sobre a nobreza e o despreendimento de atitudes de pessoas como o nosso "Mestre Renatão" , que sempre teve a hombridade de disseminar para todo o Brasil o patrimônio genético que trouxe da Europa, o qual soube trabalhar muito bem lá em Araçatuba !
    Valeu "Mestre Renato" !
    Abraço à todos !
    Fulvio.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Fulvio! O Renato parece disco arranhado repetindo (com toda razão) que o top não vem dos tops e que ele nunca sabe onde vai "explodir" um bicho em sua criação... isso é resultado do trabalho que cada criador desenvolve em seu hobby.
    E você é o grande lapidador de periquito, pedra bruta vira jóia...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei de boca aberta... e gostei muito dessa postagem. Mais uma vez PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Amigos...
    Eu só gostaria de deixar claro que esta postagem não teve, de modo algum, o objetivo de "endeusar" o meu trabalho e nem mesmo de dar qualquer conotação de "genialidade" ao mesmo.
    O objetivo é unicamente apresentar às pessoas o fato de que é possível se desenvolver um processo seletivo consistente, independentemente da condição financeira que se tenha, através da dedicação e do amor às aves, com honestidade e lisura .
    Certamente nada "cai do céu", sem trabalho e dedicação .
    Não existe nenhuma "genialidade" no processo seletivo, apenas discernimento e foco no objetivo... mas não quero, de forma alguma, sugerir com essa afirmação que o meu plantel ou o meu trabalho seja melhor ou mais digno do que o de qualquer outro criador .
    A inserção de patrimônio genético novo e consistente em um plantel , desde que feita de forma consciente, também sempre teve papel muito importante no processo evolutivo dentro de uma criação, seja ela qual for, e para TODOS os criadores, no mundo inteiro, sem nenhuma exceção.
    A "maneira" com que vamos conduzir esse processo seletivo é que vai, através das gerações, determinar o resultado dessa evolução.
    É por isso que eu insisto sempre em dizer que, na minha opinião pessoal, a melhor "ferramenta" que nós, criadores, podemos ter em nossas mãos é o aprimoramento, ao máximo, da capacidade de observação, tanto técnica quanto comportamental,
    dessas maravilhosas aves.
    Abraço e boa sorte, à todos nós ! kkkk...
    Fulvio.

    ResponderExcluir